Mineirices 1 – Feijão Tropeiro

Image

Segundo o censo de 2010, Minas Gerais possui 853 municípios e uma população de 19.597.330 pessoas. É o segundo estado mais populoso do país e faz fronteiras com Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul. Cada região apresenta um pouco a influência dos estados vizinhos, mas sem perder a sua “mineiridade”. Se Minas são muitas, como definiu João Guimarães Rosa, muitos também são os mineiros.

Me desculpem os paulistas, fluminenses, goianos, baianos e todos outros nascidos nos demais estados brasileiros, mas Minas para mim é o mais brasileiro de todos os estados. Além de ter um pouquinho de cada um dos que fazem fronteira ainda guarda muito da história e da colonização em suas cidades históricas.

A “mineiridade” está marcada não só pelos casarões, fazendas e barroco, mas principalmente pelo jeito mineiro de ser. Ser mineiro não é só falar “uai” e “trem bão”, é ter aquele jeitinho “come quieto”, é tomar uma cachacinha e ter uma culinária rica e que conta um pouco da nossa história.

Um exemplo disso é o feijão tropeiro. Não afirmo que ele tenha surgido em Minas Gerais, mas foi lá que se tornou característico. A palavra “tropeiro” deriva de tropa, numa referência ao conjunto de homens que transportavam gado e mercadoria no Brasil colônia. O transporte era feito no lombo de mulas e podiam durar semanas.

A descoberta do ouro e de diamantes foi responsável por um grande afluxo populacional de paulistas, portugueses e escravos para a região das Minas Gerais. Aqueles que migraram para a região se dedicavam a mineração, deixando a agricultura de lado, o que fez com que o transporte tanto dos produtos manufaturados que chegavam de Portugal, quanto dos gêneros agrícolas fossem realizados no lombo de animais e se tornassem extremamente importante para o abastecimento da população daquela região.

Para alimentar essas tropas de forma prática e rápida durante as viagens era colocado em um caldeirão o feijão quase sem molho misturado à farinha de mandioca, toucinho, carne de sol, linguiça, tempero e couve picada. Assim surgiu o feijão tropeiro, um prato simples composto de alimentos não perecíveis que podiam ser carregados por longos dias de viagem e preparados por homens em acampamentos improvisados.

Image

Além de consumido em Minas Gerais, hoje o feijão tropeiro é destaque em vários restaurantes mineiros aqui em São Paulo e geralmente é servido acompanhado de arroz, lombo, torresmo e couve. Mas não vou falar dos restaurantes mineiros em São Paulo agora, pois renderá um novo texto…

Ficou com vontade de comer? Segue abaixo a receita do feijão tropeiro que era servido no Mineirão – era porque o estádio está sendo reformado para a Copa 2014 e não se sabe se depois ele continuará no cardápio dos jogos. Acabar com essa iguaria seria um disparate, pois a família da Dona Vina, que era responsável pelo restaurante, serviu essa especialidade lá por mais de 30 anos…

Image

Tropeiro do Mineirão

 Ingredientes (para 5 pessoas)

  • 1/5 quilo de feijão
  • 250 g de bacon
  • 250 g de calabresa
  • 5 ovos
  • 1 maço de couve
  • 200 g de farinha de mandioca
  • tempero (cebola, salsa e cebolinha) à vontade

 Modo de preparo

Cozinhe o feijão (com uma colher de colorau, para “a cor ficar mais bonita”) por dez minutos. Escorra e lave. Em outra panela, coloque um pouco de óleo e acrescente o tempero, o bacon e a calabresa (ambos já fritos). Em seguida, adicione o feijão, a couve e a farinha de mandioca e misture. O prato está pronto. Um ovo cozido (ou frito, dependendo do gosto do comensal) dá o toque final.

Luciana Carneiro

(Essa pessoa é mineira e adorou quando fizeram uma versão vegetariana do feijão tropeiro para ela!)

One thought on “Mineirices 1 – Feijão Tropeiro

  1. Pingback: A revolta do Troperão | Trem dos 7

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s