Tem alguém aí?

“Tem alguém aí?” SIM, desliza um copo sobre uma mesa em direção à palavra de 3 letras. Há alguns integrantes concentrados em volta de uma mesa, em que quatro deles apontam seus dedos indicadores sobre um copo. “Você é do bem ou do mal?” MAL, claro. Um dos participantes começa a tremular os lábios, a cerrar os olhos mais intensamente enquanto o mestre do jogo prossegue: “Alguém pode deixar a mesa?” NÃO, óbvio. Até porque o mais amedrontado não distinguirá realidade de armação.

O copo andou? Sim. Sozinho? Teoricamente, sim. Entretanto, em meio a essa sessão; eu diria quase macabra – já que se busca falar com mortos – sempre há um espertinho que empurra o copo, um que se desconcentra, outro que não leva o jogo a sério, e o valentão que não dá o braço a torcer em não assumir que está borrando as calças de medo.

Verdade ou mito, essa brincadeira tem suas lendas. Quem nunca ouviu falar na escola que o copo estourou no meio do jogo; que uma menina foi possuída pelo espírito; que não se deve fazer a brincadeira se estiver só; e ainda: nunca desobedeça a ordem do espírito de que ninguém na mesa deve abandonar o recinto.

As explicações para o copo andar são muitas. A ciência fala em efeito ideomotor – e responsável por movimentação inconsciente do suposto copo. Numa visão menos cética e mais “romântica” por assim dizer, o copo anda sobre o tabuleiro ou mesa porque há um espírito ou forças malignas invisíveis que não hesitam em se manifestar. Nestes casos, existiria um mundo espiritual dotado de uma região povoada por espíritos não muito satisfeitos com suas transformações de carne para espectro. E eles estariam sedentos de desejos carnais e, talvez por isso, atazanariam a vida dos encarnados quando solicitados.

De qualquer forma, não faça essa brincadeira. Deixe o que está quieto realmente quieto. E aquele copo que quebrou na cozinha esses dias sem maiores explicações lógicas, certamente não foi obra de um espírito zombeteiro. Se quiser tirar a prova, pergunte: “Tem alguém aí?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s