Mineirices 2 – Senador Firmino X São Paulo

ImageSenador Firmino é uma cidadezinha localizada na Zona da Mata mineira. Foi lá que eu nasci e vivi boa parte da minha vida! Tive uma infância feliz como qualquer criança do interior: brincava de pique na rua, bebia água da mangueira, comia fruta direto do pé (adorava subir no pé de manga), nadava nos rios (escondido da mãe, é claro) enfim, como se diz “pintava o sete”!

Image  Quando eu digo uma cidadezinha eu me refiro a um lugar com 7230 habitantes (segundo o censo de 2010). Apertando um pouquinho cabe todo mundo no Edifício Copan. Quando vi este edifício pela primeira vez fiquei espantada ao ouvir meu irmão dizer: cabe Senador Firmino inteira nesse prédio! Minha mente foi a delírio: como assim cabe a minha cidade inteira nesse prédio? E os outros prédios? Quantas pessoas vivem nessa cidade? Que loucura é essa? Nem imaginava que ia me render a tudo isso um dia…

ImageSenador é uma cidadezinha calma, aconchegante, hospitaleira e extremamente festeira! Não é todo dia que tem “balada” lá, óbvio! Mas todo dia é dia de fazer algo diferente, de fazer alguma coisa que te faça feliz: uma receita nova para experimentar com os amigos, uma degustação de cachaça, uma visita a quem quer que seja, uma caminhada até a cachoeira, um amistoso: de futebol, futsal, vôlei ou até mesmo uma natação no Figuinho – pra fugir da aula de educação física (essa só os firminenses entendem).

Mas o que fez a fama deste lugar não foi o esporte, mas a comida! Segundo a minha última contagem, hoje existem mais de 20 restaurantes de comida típica mineira na cidade de São Paulo. E nestes restaurantes a maior parte dos funcionários veio justamente dessa cidadezinha de quase 8000 habitantes como costumamos dizer (para a cidade parecer maior).

Este verdadeiro “cartel da comida mineira” como mencionou o guia Divirta-se em 2007, que dedicou não só a capa, mas também várias páginas contando um pouco dessa história. Tudo começou em 1991 quando os irmãos Geraldo Magela e Fernando Carneiro fundaram o Consulado Mineiro, ou seja, há mais de 20 anos de tradição. O SPTV também não me deixa mentir nesta reportagem de 2009 (http://www.youtube.com/watch?v=aDC4NxkMCgA).

Com o sucesso do restaurante, os conterrâneos viram que o “trem” dava certo. Aí começaram os amigos e ex-funcionários a cada um abrir o seu próprio restaurante. E não basta servir comida de boa qualidade, tem que falar “uai” também! Fazendo jus a fama de desconfiado, os mineiros começaram a trazer as pessoas da cidadezinha natal para vir trabalhar aqui, afinal, é mais fácil confiar em quem já se conhece.

Image         A vida na cidade grande não é fácil para quem vem de lá, mas para quem tem ambição de juntar um dinheirinho acabou vindo para cá. A maior parte das pessoas que vieram já chegaram pensando em quanto conseguiriam juntar no período “X” para retornar e comprar a sua casa, carro, trator, moto etc… e voltar à vidinha calma do interior.

Não sei se sou exceção a essa regra. Como diz o clássico “Saudade de minha terra” da dupla Milionário e José Rico: “foi lá que eu nasci, lá quero morrer…”. Mas até a minha aposentadoria ainda tenho muito tempo “nessa terra de gigantes” chamada São Paulo.

Luciana Carneiro

(Essa pessoa pretende fugir a regra da família e não abrir seu próprio restaurante de comida mineira.)

8 thoughts on “Mineirices 2 – Senador Firmino X São Paulo

Deixe uma Resposta

