Começa a temporada de caça-sopa!

ImageComeça um novo ciclo: o dos dias frios. “Winter is coming” (uuuuu…) para quem sofre com os “ites” (rinite, sinusite etc) como eu, parece que “verões duram décadas e os invernos uma vida inteira”! Mas como não tenho o prazer ainda de morar em uma cidade praiana com o calor tropical 365 dias por ano, vou me adaptando por aqui mesmo.

Para não ser injusta, gosto do outono! Pelo menos o céu continua azul e o sol aparece, embora não aqueçam como no verão, mas deixam o dia mais bonito. Sou destas pessoas que tem o humor ligado ao clima. Quando acordo e abro a janela e me deparo com sol e céu azul, o sorriso já aparece espontaneamente. Em compensação quando abro a janela e vejo aquele dia cinza, nublado e frio me dá uma vontade de me enfiar debaixo do edredom e não sair de lá até o sol aparecer.

Image

         Assim como o meu humor, melhor dizendo, o meu estado de espírito, é influenciado pela temperatura, o cardápio também. Há pessoas que são mais exclusivistas: cerveja no verão e sopa / caldo no inverno. Eu tomo sopa no verão e cerveja no inverno. Mas que uma cerveja estupidamente gelada desce bem melhor no verão e uma sopinha bem quentinha no inverno isto é verdade! Se a sopa vier acompanhada de um bom vinho, ou melhor, de uma cachacinha mineira, fica perfeito! Como diz meu pai “é bom para esquentar o peito, tirar a friagem do corpo”.

Não posso esquecer também do chocolate que parece ficar ainda mais gostoso nos dias frios. Pensando bem, o frio não é tão ruim assim! É a melhor época do ano para se empanturrar de comida! Isto engorda: mas e daí? O corpo fica escondido debaixo de camadas de casacos, cacharéis e cachecóis mesmo! O culto de exibir o corpo perfeito fica a cargo do verão (mais um ponto para o inverno).Image

Uma coisa que eu notei desde quando cheguei a São Paulo foi o desespero das pessoas por sopas e caldos no frio. É só esfriar um pouquinho que elas começam a ligar para os restaurantes procurando por sopas. Se houver um buffet para se fartar, melhor ainda! Me rendo: é realmente uma delícia uma sopa com este tempinho. Parece que aquece não só o corpo, mas a alma!

Abaixo segue uma receita bem fácil de fazer de uma das minhas sopas prediletas: abóbora com gengibre! Além de ser muito gostosa, ainda traz benefícios a saúde: a abóbora é rica em vitamina A, fósforo e zinco e o gengibre, além de dar um sabor especial, acelera o metabolismo e ajuda o corpo a queimar gordura. Dá para ser feliz e saudável no inverno também!!!! Espero que gostem…😉

Caldo de Abóbora com Gengibre

Ingredientes 

Image

1/2 kg de abóbora japonesa

1/2 litro de água

2 dentes de alho picados

1 cebola pequena cortada em cubinhos

1 colher de chá de gengibre fatiado

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de requeijão (opcional)

Sal e cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Coloque em uma panela a abóbora, o gengibre, o sal e a água e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Depois de cozida, bata no liquidificador.

Coloque em uma panela o azeite, o alho e a cebola e deixei dourar. Acrescente o creme batido e deixe apurar por mais uns 10 minutos.

Se quiser deixar ainda mais cremoso, acrescente o requeijão e misture até ficar homogêneo.

Sirva com cheiro verde salpicado por cima.

Rendimento: 4 porções

Luciana Carneiro

Deixe uma Resposta

