Pão de Queijo, uai!!!!

Hoje vou falar do mundialmente conhecido Pão de Queijo! Não é exagero de minha parte dizer “mundialmente”, pois hoje essa iguaria é exportada para vários países da América Latina, Europa, além do Japão e EUA. O ‘trem’ tá chique, uai!

Que atire a primeira pedra quem não se derrete com um cafezinho acompanhado de um pão de queijo quentinho! Se estiver proseando à beira de um fogão a lenha, melhor ainda! Como sinto falta destes momentos… é tão difícil conseguir um tempinho aqui para fazer meus pães de queijo, quem dirá reunir com pessoas queridas para compartilhar a guloseima e os “causos”.

Existem incontáveis receitas de pão de queijo, mas a que eu irei colocar aqui é a que eu aprendi com a minha mãe que aprendeu com a mãe dela. Não posso afirmar se é a “verdadeira” ou a “original”, mas é a tradicional da minha família, que é original de Minas Gerais. Ela é bem simples, leva poucos ingredientes e eu vou explicar passo a passo, para não deixar dúvidas, ok? Vamos lá!

Ingredientes

– ½ Kg de polvilho azedo (4 copos)

– 1 copo (americano) cheio de água

– 1 copo (americano) quase cheio óleo

– 1 pitada de sal (uma colher de chá)

– 4 ovos

-200 gde queijo ralado (pode ser o de sua preferência: minas, mussarela, prato, parmesão etc, já que o que minha mãe faz não vende em supermercado)

– leite (talvez você utilize um pouco)

Modo de fazer

O primeiro e mais importante passo é “escaldar” o polvilho! Mas o que é isso? É simples: primeiro pegue uma vasilha seca e coloque todo o polvilho (só ele). Em outra você coloca a água, o óleo e o sal junto e leve ao fogo até ferver. Quando começar a ferver, retire do fogo e vá misturando aos poucos com o polvilho. Utilize uma colher para não queimar as mãos. Coloque pouco liquido de cada vez e misture bem. Bom, isto que é escaldar o polvilho: colocar a mistura de água, óleo e sal (quente) aos poucos e misturar bem!

Depois de escaldar o polvilho é só acrescentar os ovos e o queijo. Se a mistura ficar dura, acrescente um pouco de leite. Como os ovos de granja rendem mais que os ovos caipira, geralmente não utilizo leite. Dica: como a massa fica mais molinha, em vez de me lambuzar tentando enrolar, costumo simplesmente colocar as colheradas na forma, mas não exagere na quantidade de massa, pois eles crescem muito. Ah! E não coloque em forno muito quente senão eles ficarão achatados e não crescerão.

Simples assim!

Porque o melhor de ser brasileira é ser Mineira, uai!!!😉

2 thoughts on “Pão de Queijo, uai!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s