Piadas são só piadas

Uma das maiores riquezas de um idioma é sua enorme gama de significados e sentidos que as palavras assumem.  Dentro desse emaranhado de significados, encontram-se aquilo que, talvez, seja o ápice da riqueza de uma língua: as piadas ou chistes.

O que torna uma piada engraçada? O efeito surpresa associado à espera de uma resposta ou fala que não vem, sendo substituída por outra que se mistura com imagens culturais que se entrelaçam.  Chamo de imagem cultural o contexto que nos remete a uma imagem de uma situação verossímil.  A verossimilhança – situação irreal que pode ocorrer no plano da realidade – faz com que haja coerência em uma situação.

Se você, leitor, riu dessa piada sobre fumantes, vai entender  que quero dizer. O cheiro de fumaça do cigarro associado ao cheiro de peido dá a graça da piada, pois, há um trocadilho aqui envolvendo a imagem cheiro ruim. Torcemos o nariz para algupem que fuma perto da gente da mesma forma que torcemos o nariz quando alguém peida perto de nós.

Dentro dessas imagens culturais há estereótipos diversos. Dizer que pessoas fora dos padrões considerados aceitos (e aí seria necessário outro texto pra discutir e definir o que seria um padrão aceito), que portugueses são burros, que sogras são o diabo, que loiras não são inteligentes, que negros são inferiores, que gays são espalhafatosos, que pobre é ladrão são apenas alguns deles e por aí vai uma série de estereótipos associados ao que, hoje, no mundo politicamente correto; dá-se o nome de preconceitos.

O problema se dá quando piadas são levadas a sério. Piadas são simplesmente piadas. A graça de uma piada – preconceituosa ou não – vai além das fronteiras do que é dito. Porque antes de se dizer algo, há um pensamento, uma ideia associada ao que é falado. Os mesmos que fecham a cara quando ouvem uma piada racista, caem às gargalhadas ao ouvirem uma piada de loira ou de gay. Não sou a favor de preconceitos e racismo, nada disso. Apenas chamo a atenção para algo que está inerentemente associado à cultura. Não será uma piada preconceituosa que vai definir e solidificar um preconceito. Preconceitos estão muito além de piadas. As piadas são apenas manifestações culturais associadas àquilo que causa riso em uma sociedade – seja lá qual for.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s