A máscara da morte vermelha

O século XIV na Europa ficou marcado pela terrível Peste Negra. Entre 1337 e 1353 estima-se que morreram cerca de 25 milhões de pessoas por conta da doença. Ninguém esteve a salvo: nobreza, clero, povo estavam condenados.  A Guerra dos Cem Anos (1337 a 1453) entre França e Inglaterra chegou a ser interrompida devido à gravidade da situação.

Se há diferenças sociais entre ricos e pobres, uma coisa que os une e os tornam frágeis, indefesos e iguais é a morte. E nesse sentido, muitos provérbios em diversos idiomas não desmentem a afirmação: Heute rot, morgen tot (Hoje vermelho, amanhã morto); Ricos y pobres, flacos y gordos, todos muerden el polvo (Ricos e pobres, magros e gordos, todos mordem o pó); Aujourd´hui en chair, demain em bièrre (Hoje na cadeira, amanhã no caixão); Hoje com saúde, amanhã no ataúde e por aí vai.

Em meio a esse clima a religiosidade falava alto na Baixa Idade Média e o misticismo e ideia de castigos e flagelos divinos assolavam a mentalidade da população europeia. Perseguições contra os judeus, hereges e os avessos à fé católica aumentou consideravelmente naquele período.

Na literatura não poderia ser diferente e alguns textos foram escritos baseados no pandemônio da Peste Negra. Edgar Allan Poe nos deliciou com o conto a “A máscara da morte vermelha” (The Masque of the Red Death). Nada mais divertido e misterioso como um baile de máscaras. Ninguém reconhece ninguém, todos podem fazer o que quiserem. O clima tenso proporcionado pelos rumores de uma peste estava definitivamente descartado dentro daquele nobre castelo medieval, protegido do caos do mundo exterior. Exceto por um convidado anônimo que usava uma bela máscara…

… vermelha.

One thought on “A máscara da morte vermelha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s