(Des)politicando

Pode me achar louca, mas sempre gostei de futebol, religiões e política. Gosto de conversar sobre estes assuntos – CONVERSAR – tentar aprender, entender o ponto de vista alheio, sem tentar ser radical na defesa do meu ponto de vista. Tá certo que é difícil ser neutra quando se é apaixonada, mas quando você se decepciona ou cansa de correr atrás, fica mais fácil de ligar o botão do “foda-se” e seguir em frente.

Não, não estou me referindo a nenhum namoro, mas a política. Enquanto muitos sonhavam serem super-heróis, mocinhas ou médicos, eu sonhava em ser revolucionária! Sonhava em organizar alguma manifestação e ir gritando à frente com um cartaz na mão. Acho que fui influenciada pelos “caras-pintadas”, mesmo sem saber ao certo o que estava acontecendo naquela época. Era muito nova, mas achava aquilo tudo lindo!

Já participei de alguns protestos na minha vida: contra o aumento do bandejão da UFV, da passagem  de ônibus em Juiz de Fora etc… e algumas campanhas políticas, mas nada foi tão revolucionário quanto no meu sonho de infância. Ele ainda está guardado, mas apenas como uma utopia e só reforça ainda mais a ideia de que eu estou na época errada.

A política era algo que eu achava interessante porque eu a desvinculava da imagem nacional e a pensava no âmbito municipal. Adorava acompanhar meu pai nos comícios e reuniões políticas. Sempre gostei dos bastidores, das articulações, de fazer a ligação entre os “figuras” e os “leigos”!

Mas este ano, algo mudou. Acho que o tesão acabou! Era para eu estar empolgada e começando a articular algo aproveitando as redes sociais. Mas não quero me manifestar. Pior: pela primeira vez na minha vida, não quero ir exercer meu direito de votar. Também não quero transferir meu título por enquanto, porque agora sim eu consigo ver que a boiada é a mesma, o que muda é só o nome dos bois. Sim, estou decepcionada não só com a “política” de lá, como a daqui também, ou seria com a vida?

O fato é que eu vou “dar um tempo”. Vou guardar meu voto para quando a caixinha de utopias der uma sacudida e a paixão me trouxer motivos para sonhar novamente. Não vou dizer que eu espero que o melhor vença, porque afinal isto é Brasil…

Deixe uma Resposta

