Milton Nascimento – A voz de Deus?

Uma vez Elis Regina disse: “se Deus tivesse voz, seria a voz de Milton Nascimento”. Gosto dessa ideia! Pelo menos é melhor do que no filme Dogma (1999) em que Deus é interpretado por Alanis Morrissette. Só que ela não nos dá o prazer de ouvir a voz, pois segundo o filme, a Sua voz é mortal para anjos e homens.

Milton Nascimento, também conhecido pelo apelido de Bituca, nasceu no Rio de Janeiro, mas mudou-se para Minas Gerais antes dos 2 anos de idade. Mineiro de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção “Travessia”, composta por ele e Fernando Brant ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967. A partir daí, ganhou inúmeros prêmios e hoje, fará uma apresentação no HSBC Brasil “Milton Nascimento – 50 anos De Voz Nas Estradas” comemorando 50 anos de carreira.

“…Vou seguindo pela vida me esquecendo de você

Eu não quero mais a morte, tenho muito que viver

Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer

Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver…”

Durante a década de 60, quando se mudou para Belo Horizonte para estudar e trabalhar, ele e mais alguns jovens músicos começaram a se encontrar para cantar e tocar violão. Destes encontros surgiu o Clube da Esquina, grupo formado de cantores e compositores mineiros, que lançaram dois discos, homônimos, em 1972 e 1978. Eles produziam um som que chamou a atenção dos músicos brasileiros e estrangeiros pelas composições engajadas, a miscelânea de sons e riqueza poética.

“…Sou do mundo, sou Minas Gerais…”

Bom, poderia escrever mais sobre a bibliografia do Milton, sobre as minhas músicas preferidas ou sobre o Clube da Esquina, mas infelizmente não sou boa em descrever sentimentos e é exatamente isto que ele me provoca. Ouvir Milton mexe com meus sentimentos, toca a minha alma. Não sei como descrever o sentimento, só consigo senti-lo! Hoje irei no show e com certeza dormirei com a sensação de ter estado um pouquinho mais perto do céu…

Deixe uma Resposta

