Eu recomendo! – O Cidadão (In)Comum

Oi gente!!! Mais uma quinta-feira, mais uma semana, mais um texto, não é?

Hoje eu venho agraciá-los com mais uma recomendação de livro que, pra mim, vale muito a pena a leitura.

O livro da vez chama “O Cidadão (In)Comum”, escrito por Pedro Ivo.

Esse é o Pedro Ivo, com o seu filhote e o Caliel atrás ! (Ele é noivo, meninas…)

O livro foi escrito (e ilustrado) por um amigo meu (independente da amizade, considerem a minha opinião sobre o livro imparcial. Se fosse uma bosta, eu diria da mesma forma), e por isso eu tive acesso ao exemplar antes que ele entrasse no circuito (e viva a festa de pré-lançamento!) e olha… vou dar minha impressão do livro pra vocês (o que eu achei, tá… não o exemplar. Ele é autografado…rs)

Vamos a uma breve descrição da história:

O livro conta a história de Caliel, ator iniciante de classe média, que enfrenta todas as incertezas, batalhas e decepções de quem opta por viver essa profissão. Sua vida muda drasticamente quando, em uma manhã, acorda flutuando entre o teto e a cama. A partir daí, Caliel é obrigado a correr contra o relógio para descobrir quem ele é, o que são e como usar esses novos dons.

É um livro que te envolve. Proporciona uma leitura gostosa, mas gostosa mesmo, que se comunica diretamente com quem lê. Em diversos momentos parece que o Caliel está ali, falando com você (que nem naqueles filmes e/ou séries onde a personagem para a interação com as outras personagens e fala diretamente pra câmera).

O livro é dinâmico, e esse dinamismo permite que você crie um filme na cabeça enquanto lê. No meu caso, quando eu cheguei no “Fim”, consegui ouvir uma música e ver os créditos subindo pela minha tela de cinema mental.

O personagem principal é carismático, e consegue te fazer rir e sofrer junto com ele, enquanto ele narra os fatos pra você (a história é contada do ponto de vista dele).

Mas Cin, se o cara voa, significa que ele é um super herói, logo a história se passa fora do Brasil, certo?

ERRADO!

O Caliel é uma pessoa 100% nacional, e que mora em São Paulo! E uma coisa muito gostosa desse livro, é que você vai lendo e reconhecendo os cenários, porque você sabe onde se passa a história! Aí, eventualmente você passa por algum lugar mencionado no livro, e pensa que o Caliel agiu assim ou assado naquele lugar, que ele fez tal e tal coisa (é…. sem spoilers!), e isso é uma coisa muito bacana!

Na área da leitura fictícia brasileira (será que é ficção?), eu só tinha encontrado esse tipo de coisa nos livros do André Vianco, e é muito bom ver escritores (novos ou não) usando o nosso cantinho pra escrever suas ficções e nos fazer sonhar um pouquinho mais durante nossas andanças por São Paulo. Enfim…

Resumindo: o livro é excelente, te arranca sorriso e cria uma expectativa para ler o próximo volume quando você termina a leitura do primeiro. Vale muito a pena adquirir!

 

Mas Cin… Aonde eu adquiro?

Você encontrará o exemplar nas Livrarias Saraiva do RJ e de SP (assim que acabar a Bienal, mas também estará disponível lá!).

 

“O Cidadão (In)Comum”

Autor: Pedro Ivo

Livre Expressão Editora, 171 pgs.

 

Ai gente! Quase esqueci de colocar o trailer do livro pra vocês! (Embora não esteja creditada, eu ajudei na parte de produção…)

Deixe uma Resposta

