Receitinhas: Bolinho de Chuva e Bolinho de Sol

É só o tempo esfriar um pouquinho que eu já começar a pensar (ainda mais) em comidinhas! Uma boa pedida para o lanchinho da tarde é o tradicional Bolinho de Chuva, acompanhado de um café quentinho, feito na hora. Mas se você não é muito fã de coisas doces e prefere salgados, não desanime. Além da receita tradicional do Bolinho de Chuva, segue abaixo uma receita de um bolinho que é a versão salgada dele. Como não sei o nome, vou chamá-lo de Bolinho de Sol o bolinho salgado, em oposição ao bolinho doce tradicionalmente chamado de Bolinho de Chuva. Espero que gostem!

 

Bolinho de Chuva

 

Ingredientes:

 

10 colheres de sopa (bem cheias) de farinha de trigo sem fermento

4 colheres de açúcar (rasas)

3 ovos

1 copo americano de leite (mais ou menos 200ml)

1 colher de sopa rasa de fermento em pó (tipo Pó Royal)

Açúcar e canela em pó para polvilhar

 

Modo de preparo:

 

Numa tigela, junte o açúcar, os ovos, o leite, a farinha e por último o fermento misturando muito bem. Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo. Com duas colheres de sobremesa, modele os bolinhos. Encha uma das colheres com a massa e passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado. Com cuidado, coloque pequenas porções de bolinhos no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados. Com uma escumadeira, retire os bolinhos e coloque sobre um prato forrado com papel-toalha.

Num prato a parte, coloque açúcar e canela em pó e misture bem. Passe os bolinhos por essa mistura até envolvê-los completamente. Sirva a seguir.

 

 

Bolinho de Sol

 

10 colheres de sopa (bem cheias) de farinha de trigo sem fermento

1 colher de chá de sal

3 ovos

1 copo americano de leite (mais ou menos 200ml)

1 colher de sopa rasa de fermento em pó (tipo Pó Royal)

 

Modo de preparo:

 

Numa tigela, junte o açúcar, os ovos, o leite, a farinha e por último o fermento misturando muito bem. Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo. Com duas colheres de sobremesa, modele os bolinhos. Encha uma das colheres com a massa e passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado. Com cuidado, coloque pequenas porções de bolinhos no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados. Com uma escumadeira, retire os bolinhos e coloque sobre um prato forrado com papel-toalha. Sirva a seguir.

 

O processo é o mesmo do Bolinho de Chuva. A diferença é que um leva açúcar e o outro sal. Ah! Não se assuste também com a cor de ambos. Enquanto o Bolinho de Chuva fica mais “moreninho” o Bolinho de Sol fica mais “douradinho”, mas isto é normal. O açúcar é que causa esta diferença de cor. Aproveitem!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s