Morte na sabedoria popular

Uma das coisas que mais intrigam o ser humano é a morte.  Teoricamente, quem morreu nunca voltou pra contar o que tem do outro lado da vida. Quem está vivo, não quer saber de morrer pra saber. No decorrer da história da humanidade, lidamos com a morte o tempo todo. Dela ninguém escapa. Mundo afora há diversos rituais de despedida de entes queridos: cremação, enterro, funerais. Há aqueles mortos que já vão tarde, há aqueles que nunca deveriam morrer na opinião de muitos. Fato é que todos vão “desta para a melhor”.

A morte nunca foi tema agradável e é algo que procuramos evitar. Mas, ela está ali implacável à espreita do próximo. Inclusive ela se manifesta na sabedoria popular de várias formas. Antigamente usava-se a mortalha. A última vestimenta do morto antes de ser colocado no ataúde, vulgo caixão. E assim, temos que “mortalha não tem bolso” e que “hoje com saúde, amanhã no ataúde”.

Outro aspecto que a morte traz é a ideia das vantagens e desvantagens proporcionadas por ela. “Morre o cavalo a bem do urubu”. Em alemão um ditado correspondente seria “Des einen Tod, des andern Brot” (Morte de uns, pão de outros). Em inglês, por exemplo, dizem “The death of the wolves is the safety of the sheep”. (Morte dos lobos é a segurança das ovelhas). Nestes casos a morte tem seu lado positivo para alguns.

A morte é mesmo inevitável: para morrer, basta estar vivo; hoje em nossa figura, amanhã na sepultura; antes de mil anos todos seremos brancos; quem de moço não morre, de velho não escapa. E por aí vai… É andar, andar e corpo a enterrar.

Como estamos vivos e não queremos ser enterrados tão cedo, imagino eu, vale a pena dar uma olhada no livro Mulher, Morte, Dinheiro na sabedoria popular, São Paulo: Disal, 2005. E se divertir com algumas dessas pérolas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s