Filosofia de Deus

O mundo não é pra ser justo. Os bons não serão recompensados porque foram bons. Os maus não serão punidos porque foram maus. O que simplesmente acontece é que a vida é assim, segue seu percurso e, talvez, estejamos destinados a uma sorte inexplicável.

Todavia, carregamos em nós culturalmente a essência do Bem e do Mal como sendo elas duas forças antagônicas. Uma completando a outra. Para termos noção do bem e mal, precisamos confrontar as duas. Experimentar as duas. E é assim o tempo todo.

Assim, entram diversas religiões no decorrer da história da humanidade que pretendem explicar o inexplicável; confortar o que não tem conforto, e outros tantos objetivos que uma religião X ou Y possa vir a ter por aí.

No meio desse mundo louco, surge a figura de Deus. Tomando o Cristianismo como base, a ideia de que há o bem representado por Deus e o mal representado por Lúcifer ou o Diabo, busco fazer algumas observações e chamar a atenção dos leitores para que reflitam sobre o assunto, discutam em rodinhas de amigos e divirtam-se.

Se Deus é amor e sabe tudo, e pode tudo… Por que permite que pessoas sejam sujeitas às atrocidades que há por aí?  Se ser bom significa estar do lado do Bem, porque esse mesmo lado não nos protege do Mal? Se este planeta não é nosso pois, segundo alguns aí “a felicidade não pertence a este mundo”, que demônios estamos fazendo aqui? E nesse meio tempo alguém pode pensar num “céu”. Um céu com referências a um paraíso de delícias.

E aí a pergunta final, de um dos poemas de Manuel Bandeira, vem a calhar: “Mas que céu pode satisfazer o teu sonho de céu?” E você vai mesmo pra esse céu? Você anda seguindo os preceitos do seu “Deus” para merecer esse céu ou vai arder no inferno como recomenda a charge?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s