Saci? Se liga, meu… É Halloween!

Esta semana, mais precisamente no dia 31 de outubro comemora-se nos EUA o Halloween. Dia especial em que, resumidamente, as crianças fantasiadas de demônios e bruxas pedem doces na vizinhança sob o jargão trick or treat. Os adultos organizam festas à fantasia e dançam a noite inteira (como nos bailes de fantasia que organizamos aqui no carnaval). A famosa abóbora representando Jack-ó-Lantern serve para espantar os demônios e maus espíritos soltos no Halloween e, por essa razão (e deve haver outras), as pessoas a colocam na frente de suas casas e janelas.

Não temos tradição de comemorar Halloween no Brasil, mas, de uns anos para cá; isso vem mudando. Festas são organizadas por aí devido à uma influência boa da cultura norte-americana. Sim, influência boa. Nem tudo o que vem dos Estados Unidos é ruim como adoram apontar algumas pessoas excessivamente patriotas ou até mesmo xenófobas em relação aos Estados Unidos.

Eu me deparei com a imagem abaixo e fiquei pensativo:

 

Aculturação? Não seria exagero? É verdade que o Brasil é um país riquíssimo – tanto quanto qualquer outro – em se tratando de cultura, lendas, tradições. Não existe uma cultura melhor em detrimento de outra simplesmente porque cada povo possui sua própria identidade e, muitas vezes, as culturas se chocam, bem como se misturam.

O que seria da cultura romana sem a cultura grega? O que seria da cultura Helenística sem a cultura grega?  Os gregos na Antiguidade eram a referência cultural para o mundo Antigo, de modo que O Império Romano não o destruiu completamente e o Império de Alexandre – o Grande também não apenas permitiu a influência grega, como também abarcou muito de sua cultura.

O que seriam dos Europeus da Península Ibérica no século XVI sem a influência dos árabes (chamados de mouros pelos cristãos)? Avanços nas Grandes navegações, na Astronomia e no campo da Matemática; por exemplo, receberam um toque mouro.

Agora, no mundo moderno, porque é que não seria interessante unir duas culturas no que elas apresentam de melhor? Aquele cooper e jogging que você pratica de manhã calçando um Nike Air; aquele lanche rápido que você come no fast food depois de entrar no drive thru da sua lanchonete favorita; aquela festinha entre amigos em que cada um leva um prato de doce ou salgado; aquele happy hour em que você toma um cervejinha com amigos depois do expediente entre tantas outras atividades  – tudo isso vem de influência norte-americana.

Seria isso uma aculturação? Os personagens do folclore brasileiro mal são lembrados no dia deles – 22 de agosto. Sim, você deve ter pintado um saci na escola no dia 22n de agosto, não?  Mas, certamente nunca contou aos seus filhos em nenhum momento a história dos personagens lendários brasileiros.

Portanto, amigo, antes de encher a boca pra criticar quem gosta de Halloween, olhe para seu próprio umbigo e veja se você também não se vale da boa influência de outras culturas.  Espero que no caminho da comemoração dessa festa de outra cultura implantem um maravilhoso feriado nacional.

One thought on “Saci? Se liga, meu… É Halloween!

  1. Assim, eu vou compartilhar porque faz parte do blog que eu escrevo, mas EU não concordo com o que é dito aqui…
    EU acho que as pessoas têm o direito sim de gostarem do halloween, mas até aí virar feriado nacional é besteira. Não sou patriota, mas acredito que deveria haver uma valorização da nossa cultura. Não tenho filhos, mas meus pais me contaram todas as lendas nacionais, e elas são tão legais quanto as dos outros países!
    Nenhum outro país colocaria em seu calendário um feriado brasileiro como, por exemplo, a Proclamação da República ou o dia do Fico.
    Sofrer a influência de uma outra cultura é uma coisa inevitável, mas o processo de aculturação não. Acho que as pessoas deviam parar de chupar as bolas de outros países, e dar mais valor ao que se passa aqui.

Deixe uma Resposta

