This is Halloween

Oba, é HALLOWEEN! Apesar de não ser uma tradição muito forte no Brasil, alguns programas, pessoas, baladas se “fantasiam” com as cores escuras e assumem personagens sombrios ruas afora. Nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, há uma movimentação muito bacana das pessoas, que realmente “encarnam” a causa, principalmente pela molecada, que corre feliz pedindo doces (ou fazendo travessuras).

Se você ainda não sabe, o Halloween nada mais é do que uma adaptação do Samhain celta. Não tem nada a ver com bruxas, nem com magia negra, MUITO MENOS COM DEMÔNIOS. Falar que é algo profano, demoníaco é tão idiota quanto querer inserir uma data para se comemorar o Dia do Saci, contra a celebração de uma data gringa. Bem, as pessoas fazem muitas coisas estúpidas!!!

O Samhain é a passagem de ano dos celtas e é comemorado em 1º de novembro. Diz a lenda que nesse dia, a passagem entre o mundo dos vivos e dos mortos é aberta e eles podem se reencontrar, de alguma forma. Tudo isso com alegria e comemoração (como é típico na terra dos bardos).

(Observação: Que fique claro que não tenho absolutamente nada contra o Saci, eu costumo honrar as tradições da minha terra, mas é latente o quanto o povo brasileiro “herdou” costumes de outros países, por motivos óbvios: a colonização por exemplo. No nosso calendário, como em nossos corações há lugar para o Saci, para as Bruxas, para os Santos e Orixás. Em plena harmonia).

 

Além do Halloween, o Brasil é um país tão abençoado que ainda nos permite celebrar outras datas especiais: O Dia dos Mortos de origem indígena mexicana, o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados no Brasil. Algumas tradições ainda fazem que essa última data tenha um clima fúnebre, quando na verdade todas as outras enfatiza o quanto é bom você poder se reencontrar com seres que saíram desse mundo, materialmente falando.

Para essa semana de tantas datas comemorativas, vou deixar a dica de dois passeios interessantes e pertinentes aos temas:

 

1) A Zombie Walk acontece há vários anos em diversas cidades do Brasil em datas diferentes. Em São Paulo, ocorre todo dia 2 de novembro, feriado. O ponto de encontro é na Praça do Patriarca (centro de SP) e vai até o Vale do Anhangabaú. São todos bem vindos, com fantasias, maquiagens, zumbis ou não. Nesse ano, aposto que muita gente há de se inspirar nos personagens do The Walking Dead. Muita gente participa, adultos e crianças, pois o que vale é deixar sua imaginação fluir e se divertir.

 

2) A 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece até esse final de semana.

Para quem ainda não viu, ainda dá tempo de curtir alguns filmes não comerciais, com ingressos a um preço bacana, em lugares bem acessíveis.
É a maratona dos cinéfilos de São Paulo. No site da Mostra você pode conferir as centenas de filmes que fazem parte dessa edição.

Como tem sido feito nos últimos anos, o fechamento do evento ocorrerá no Ibirapuera, no dia 02/11, com a projeção restaurada de Nosferatu, do Mornau. Para acompanhar a obra-prima, a Orquestra Petrobras Sinfônica e coral, sob regência do maestro alemão Pierre Oser, que mostra partitura inédita composta especialmente para o longa .

I M P E R D Í V E L, principalmente para fãs de filmes de terror (como eu!). Confira!!!

Nos vemos lá?

4 thoughts on “This is Halloween

  1. Pingback: This is Halloween | Se alguém agarra alguém

  2. Pingback: Dia triste… (ou não) « Trem dos 7

  3. Pingback: Zumbis, zumbis… « Trem dos 7

  4. Pingback: Zumbis, zumbis | Se alguém agarra alguém

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s