Enem e O Exorcista

Não tem nada mais desagradável do que sermos testados. Seja por duvidarem de nossa capacidade, seja por pura provocação para sacudir nosso orgulho e vaidade. Não importa. Ser testado é algo desagradável. A situação piora quando encaramos ou se encararmos isso de forma competitiva.

Como todos sabem hoje e amanhã estudantes do Brasil inteiro realizarão a prova do ENEM. Essa novidade surgiu no ano 2000 e continua até hoje. Cada vez aperfeiçoam-na mais e mais. Cada vez mais o aluno precisa se preocupar não somente com o vestibular em si, mas também, com essa prova. Independentemente de ser contra ou a favor do ENEM, estamos diante de uma situação de fato: o estudante precisa fazer essa prova se quiser ter chances maiores de ingressar em uma boa universidade.

Antes de lançar dicas que considero essenciais e confortantes àqueles que farão essa prova – bem como quaisquer provas de vestibular e/ou concursos públicos – vamos tratar de um assunto mais profundo: contra quem o ou que você está competindo? Simples: contra você mesmo.

A sua vaga está ali; o tempo todo garantida, está ali te esperando com RG e documentação necessária para matricular-se no curso sonhado e desejado. Para chegar até ela você precisa ter consciência de que já é um vencedor ou vencedora por estar ali diante da prova. Muitas pessoas morreram na praia antes disso por diversas razões que não vêm aqui ao caso. Todavia, você que prestará uma prova já venceu muitas etapas para estar diante daquele papel, gabarito, lápis, borracha e caneta.

Durante seus momentos de concentração e estudos certamente você se deparou com várias adversidades e imprevistos no meio do caminho que podem ter te deixado meio sem rumo para o preparo da prova. Mas, a pior coisa que pode ter acontecido em seu caminho foi ter escutado uma voz maligna e maledicente proveniente de bocas de pessoas que você tem contato sussurrando baixinho (ou em alto e bom som): “Tem muita gente concorrendo, é muito difícil passar”. “Faculdade é sonho para o pobre, pobre não entra na USP” e por aí vai uma série de veneno louco pra ser derramado em seus tímpanos.

Já que você vai exorcizar demônios na prova, ouça a fala do padre Merrin ao padre Karras, isso mesmo, de “O Exorcista”: “Karras, não ouça o demônio. Ele vai usar mentiras e verdades para nos confundir. Não ouça o demônio”. É verdade que é difícil passar numa prova. Mas, não é verdade que estudar numa boa faculdade seja sonho. Se você não ouvir às palavras ácidas de quem nada tem a ver com sua batalha, certamente você irá para a prova já com 50% de tranquilidade.  Confie em você. Você chegou até aqui. E chega de teoria. Vamos á prática.

1)      Não olhe pros lados e nem se compare com os outros. Você é você e tem apenas seu papel diante de si.

2)      Resolveu uma questão? Ótimo, marque-a já no gabarito oficial. E não volte à questão. Assim você ganha tempo para resolver o resto da prova.

3)      Ponto é ponto. Resolva o que for mais fácil em sua opinião. Deixe as questões mais difíceis para depois.

4)      Redação. Dissertação nada mais é do que discorrer sua opinião sobre um tema. Então, sou a favor por causa disso, contra por causa disso e demonstro meu ponto de vista através de X. Y e Z exemplos.

5)      Hora de chutar. Veja a quantidade de letras A, B, C, D e E que surgem em sua prova. Chute naquela que saiu menos vezes. Geralmente essas provas tendem a ser proporcionais em alternativas corretas A,B,C,e D.

Diante disso, procure sempre se lembrar de que você é um vencedor ou uma vencedora. Aqueles que te criticam não sabem de tua história e não estão na tua pele. E aproveite pra chutar de sua vida pessoas que fazem isso com você.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s