Ditados e Expressões Populares

Acha que sabe o que querem dizer todas aquelas frases bem humoradas quando você as usa para irritar alguém, né? É, eu também não sei, então tanto faz. Mas comecei a ficar curioso, e pesquisei algumas, achei umas coisas interessantes, tais como:

Corredor Polonês

Corredor Polonês

Corredor polonês é uma expressão muito utilizada para denominar uma passagem formada por duas fileiras de pessoas que se colocam lado a lado, uma de frente para a outra, com a intenção de castigar sem sem nenhuma misericórdia o pobre coitado do animal (entende-se “ser humano estúpido) que tiver a infelicidade de percorrê-la. A expressão faz referência à região que antes a Alemanha, e que a mesma passou para a Polônia ao fim da Primeira Guerra Mundial, graças ao Tratado de Versalhes. O Corredor Polonês dividiu a Alemanha ao meio. Através de uma extensão de 150 quilômetros e largura variável entre 30 a 80 quilômetros, permitiu que os poloneses circulassem livremente em território alemão, bem como possibilitou o acesso da Polônia ao Mar Báltico. Posteriormente, tanto o Corredor quanto a Prússia foram incorporados ao território polonês. A disputa pela região do Corredor Polonês provocou inúmeros atritos entre os dois países. Em 1939, durante a invasão da Alemanha à Polônia, os poloneses foram encurralados pelos alemães, os quais se posicionavam dos dois lados do Corredor e atiravam contra os poloneses, que, claro, estavam no meio. Azar, não?

Santinha do pau oco

Santinha do pau oco

Expressão que se refere à pessoa que se faz de boazinha, mas não é. Muitas menininhas e menininhos bonitinhos que vão ao baile funk, por exemplo, que são as lindinhas e os lindinhos dos papais. Sem preconceito, claro, afinal isso aparece algumas vezes nas baladas sertanejas, pagodes, mas sem dúvidas não tanto quanto num baile funk! Nos séculos 18 e 19, os contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos ocas, que eram “recheadas” com preciosidades roubadas e enviadas para Portugal.

Dor de cotovelo

Dor de Cotovelo

A expressão teve origem nas cenas de pessoas sentadas em bares, com os cotovelos apoiados no balcão, bebendo e chorando a dor de um amor perdido, naquele namorada que as trocou por um homem mais rico ou feio que elas, ou naquele namorado que diz ter ido jogar videogame na casa dos amigos, e esbarra com você na sua balada preferida, pois achava que você estaria em casa, assistindo um filme romântico, sozinha. De tanto permanecerem naquela posição, as pessoas ficavam com dores nos cotovelos. Atualmente, é muito normal usar essa expressão para se referir às atitudes provocadas pelo ciúme ou a tristeza causada por uma decepção amorosa.
Agora sim, faça como eu, saiba o que está falando! hehehehehe

Logo logo volto com mais algumas…

 

C you! o/

André Gaudencio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s