Meu bem, meu mal…

 

 

            Vivemos em um mundo dual: o bem e o mal. Por mais abstrato e relativo que seja o conceito de Bem e de Mal, eles estão presentes em nossa realidade consciente e inconsciente. Entendo por abstrato o que diz respeito ao fato de que são (aqui em letras maiúsculas) substantivos abstratos, não táteis e que podem ser sentidos. Quanto à relatividade do que é bom e do que é mau; dependerá exclusivamente do ponto de vista de quem os sente. Ou pior: do ponto de vista de quem está de fora da situação e que, muitas vezes, sem o menor tato e sensibilidade, destila sua opinião desagradável sobre diversas situações que envolvam julgamentos de bem/mal.

 

 

Um exemplo banal disso, mas, bem realista se dá quando um relacionamento amoroso termina. Aquele que levou o fora muitas vezes passa a crer que foi vítima de todo um mal imerecido causado pelo demônio com o qual se envolvera. Já o lado que deu o fora, não vê isso como um mal, e sim como algo tão natural como beber água quando se tem sede. E de fato, entrar em relacionamentos e sair deles é algo natural que nada tem de ver com o bem e o mal – ao considerarmos esses fatos de maneira fria e imparcial.

Na verdade, com a desculpa de que não mandamos no coração, muitas vezes nos deixamos levar pelo calor de paixões e sentimentos intensos que nos leva a não raciocinar e a refletir sobre nossas atitudes. Apostamos fichas em pessoas que, no fundo, não merecem nem sequer uma gota de nosso afeto. No entanto… se elas não merecem uma gota de nosso afeto, porque despejamos nelas uma cascata de sentimentos? Somos nós mesmos que colocamos as pessoas que amamos (ou odiamos) no alto de um pedestal (ou abaixo do pedestal). Ou seja, causamos nosso bem e nosso mal. Ou seja, o Bem e o Mal, substantivos tão abstratos, tornam-se concretos dentro de nós mesmos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s