A + B = C

É interessante como somos condicionados em nossas vidas. Dá-se a um garotinho que vai nascer uma roupa azul; à garotinha, uma roupa cor-de-rosa. Ensina-se  aos meninos desde suas infâncias  que “homem que é homem, não chora”; enquanto ensina-se às meninas que elas precisam saber cozinhar porque “um homem se prende pelo estômago”. Dentre essas várias coisas estúpidas embutidas no pacote “viver-em-sociedade”, há uma que – pelo menos fez parte da minha geração, anos 80 e 90 – tornou-se uma grande mentira nos tempos atuais  (e talvez em todos os tempos): “estude que você terá um futuro”.

Muitos leitores provavelmente ouviram dos pais coisas do tipo: “Você precisa fazer uma faculdade, ter diploma. No meu tempo, saber ler e escrever era suficiente, já hoje, não mais”. E assim, milhares de pais bem intencionados e preocupados com o futuro de seus filhos investem sistematicamente na educação de sua prole para que essa mesma prole seja bem sucedida.

Assim, muitos jovens abarrotam cursinhos de vestibular numa dura concorrência em prol de conseguir uma vaga em algumas das melhores universidades do país. No entanto, muitos desses jovens ainda não decidiram exatamente o que pretendem estudar, o que querem ser profissionalmente. Mas, sabem que precisam entrar em uma universidade e ter seu diploma.

Assim, seguem a cartilha: A = prestam vestibular, B = ingressam numa Universidade e se diplomam. Porém, muitas vezes no passo C = aquele em que você teoricamente recebe a recompensa de uma vida melhor e mais confortável como resultado do diploma obtido com tanto esforço…. PAF!  O C se torna em outra incógnita: imprevisível, indecifrável. Talvez, para muitos, um número imaginário. Se a equação A + B = C racionalmente não dá certo na maioria dos casos e para diversas situações em que supostamente fazemos tudo CERTINHO.

a+b=cO futuro esperado no exemplo da equação, C seria uma carreira de sucesso devido ao rigor seguido durante a fase da cartilha. Ironicamente há quem nunca seguiu essa trilha e conseguiu por outros caminhos uma vida de sucesso e conforto. A vida é mesmo uma incógnita que nem sempre corresponde ao C. Nada sai como o esperado e isso frustra muitos sonhos, muitas ilusões, faz muitos castelos de sonhos ruírem. Até mesmo o resultado dessa equação não chega muitas vezes a um número exato. torre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s