Esperança é a última que morre

Época de viajar, fim de ano e ano novo chegando. Fazemos planos constantes nesta época, relembramos todas as infelicidades dos dias passados no decorrer do ano em vigor, as conquistas e os sucessos recheados com uma pitada de esperança de que as coisas melhorem no ano seguinte.

            No entanto, nada muda se não fazemos nada para isso. E a maioria das pessoas não faz. Espera não com uma pitada de esperança, mas com um saco inteiro dela. Nem mesmo reparam que a esperança é a última que morre. E nesse ditado tem duas coisas: 1) Sendo ela a última a morrer, acaba sendo um motivo pra que as pessoas se acomodem na zona de conforto da espera. 2) Um dia ela morre mesmo, pode ser a última a morrer, mas MORRE!

            Na verdade, a atitude passiva e consternada de agradecer e de pedir coisas aos céus – sem nada fazer de concreto para receber a suposta graça divina – de nada serve num mundo em movimento. A mania de entregar tudo nas mãos do divino, de uma força extraterrestre, de espíritos, de forças do além – por mais confortante que seja – não resolve nada. A fé depositada nas coisas sem que se trabalhe pra obtê-las é tão inútil quanto ficar horas na frente do facebook ao invés de estudar rpa passar no vestibular, ao invés de reorganizar o Cv e mandar pra empresas, ao invés de se mexer.

            A esperança deve ser direcionada (e isso é um conselho, não uma arrogante tentativa de repreender e recriminar quem tem fé em qualquer coisa) às coisas que estão fora de nosso alcance. Depositar fé na cura de uma doença, em um milagre, em situações que não dependem da nossa vontade e de nossas atitudes – aí sim, a esperança não morre. Essa pitada da esperança citada no início tem um efeito  assertivo e certeiro quando usada de forma sensata. Querer o emprego dos sonhos sem enviar currículos, querer ganhar na mega-sena sem jogar, querer a cura de doenças sem consultar médicos ou curandeiros, realmente… mata qualquer esperança.  

One thought on “Esperança é a última que morre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s