O efeito das palavras – direcione-as a teu favor

 

Cuidado com o que você diz. Tudo o que você diz pode ser usado contra você – não sempre na sua frente e sim nas suas costas.  Se você trabalha numa academia, não pode dizer o quanto odeia exercícios físicos – caso os odeie. Se você trabalha num serviço público e o novo governador ou prefeito é de outro partido, não diga que você é contra a ideologia desse novo partido. Se você vai almoçar na casa da vovó e a comida está horrível porque ela não sabe cozinhar, aprecie a comida com cara de satisfeito, não diga na mesa o quão sem sal ou salgado demais a comida esteja.

Por mais que sejamos responsáveis pelo que dizemos e não pelo que os outros entendem, o que vai contar muitas vezes é a interpretação equivocada dos que te ouviram ou leram.

Quando há chance de réplica, vá lá. Ainda , nestes casos, há um pouco de dignidade e quase nenhuma hipocrisia; de modo que você troca ideias, argumenta, ouve argumentos – gerando troca de conhecimentos e pontos de vistas. Ambos os lados saem ganhando.

Mas, na maioria das vezes não é isso o que acontece. Você se posiciona diante de um assunto ou problema, em resposta recebe um silêncio de olhar desviado. Um “concordo” meio morno, um daqueles olhares meio no vazio, meio no infinito que amainam qualquer possibilidade de argumentação.

O resultado disso tudo bem depois. Você descobre que aqueles instrutores da academia realmente deixam você de lado em prol de quem pensa como eles; descobre que na primeira reforma interna dentro do novo governo você vai pra geladeira; e a vovó vai fazer as coisas para você com menos amor e mais indiferença do que para com os outros netos. Causas e efeitos. As palavras têm força e poder.

Para que você se beneficie nesses exemplos fictícios acima, seja hipócrita. Aja como eles.  No fundo você sabe o seu real valor, não precisa provar nada a ninguém e nem brigar por seus pontos de vista.  Dizer o que querem ouvir é algo que não custa nada quando está em jogo seu bem estar.

One thought on “O efeito das palavras – direcione-as a teu favor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s