Cinema: I AM BEOWULF!!!

Mitologia no cinema é sempre uma faca de dois gumes: ou se fracassa miseravelmente, independente de quantos milhões se gastem em efeitos especiais, ou se faz sucesso indescritivelmente, ainda que com rostos pouco conhecidos do grande público.

Em alguns casos raros, se consegue juntar o melhor de ambos os lados. Este foi o caso de “A Lenda de Beowulf” (Beowulf, 2007). Toda uma nova técnica de animação foi criada e usada para o filme, tem poucos rostos conhecidos, e fez um grande sucesso. E se você ainda não viu, não perca tempo; vale cada segundo.

Não apenas pelos efeitos, pela fotografia (lindíssimos), não apenas por ter a Angelina Jolie (e uma cena que rendeu polêmica por conta dos mamilos da mesma), não apenas por Anthony Hopkins arregaçar mesmo em uma animação.

tumblr_m9bnvwqxXL1rs1ef6o1_1280

Sim, teve polêmica por causa DISSO…

A estória, baseada no mito nórdico do rei guerreiro Beowulf, é de tirar o fôlego. Conta sobre um vilarejo no norte da Europa, chamado Heorot, que está sendo atacado por um ser mitológico chamado de Grendel. O rei Hrothgar pede ajuda , e o herói Beowulf, principe dos Godos, vem em seu auxilio. Contar mais do que isso, é spoiler.

Como todo mito nórdico, tem bastante sangue, vísceras, membros amputados, sequencias de tirar o fôlego. Cenas de humor negro, discussões filosóficas sobre o valor do homem, sobre ser escravo de si mesmo, de sua própria lenda, de ser maior que si mesmo. A sequência em que Beowulf arranca o braço do Grendel, e faz o discurso:

“Eu perfuro, corto, retalho, e mato! Eu sou o dente na escuridão, as garras nas trevas! Eu sou a força, luxúria e poder! Eu sou BEOWULF!”

MORRA, BARATA DO INFERNO!

E tudo isso, com o sistema de animação usado, que dá um tom absurdamente real a estória.

Sem contar que depois de ver esse filme, toda vez que você matar uma barata, vai ter vontade de gritar “I AM BEOWULF!!”

One thought on “Cinema: I AM BEOWULF!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s