É você, Satanás? A Ultima Tentação de Cristo (1988)

Aproveitando o domingo, dia santo, vamos comentar o filme de Martin Scorsese (GRANDE Martin!). Ficha no Imdb aqui.

O filme gerou polêmica na época, por mostrar um Jesus (na época, um desconhecido Willem Dafoe) mais humano, que sofreu como homem a tudo aquilo. A Paixão é vista de uma forma até mesmo secundária, focando na questão de como ele aceitava (ou não) tudo aquilo.

ultima tentação de cristo 1

O que se observa, ao menos para mim, é enxergar o Cristo como provavelmente ele realmente foi: um homem, e como tal, falho, com medo, com dificuldade em aceitar seu destino, sua própria vida. E que tinha sonhos só seus, que ele abandonou em prol de algo maior.

O que só o torna ainda MAIOR, para o bom entendedor.

Não existe aqui a violência obscena do filme de Mel Gibson (“A Paixão de Cristo” 2004), nem tampouco se apega à pregação (como a maioria dos filmes, telefilmes e séries sobre o tema). Uma das cenas mais marcantes é a de Jesus PEDINDO a Judas que não o deixe desistir. O que já é quase um plot twist épico: Judas (Harvey Keitel), na verdade, não traiu Jesus, mas pelo contrário; fez com que ele seguisse seu destino, até o fim.

mqdefault

O encontro de Jesus com João Batista, desmistificando o profeta: ele vivia no meio do mato, se alimentando até mesmo de insetos. Os encontros com o demônio não são tão vívidos, não existe um demônio personificado: são os encontros dele consigo mesmo, com seus medos.

conversationschrist_18

Se você é adepto do cristianismo (ou de algumas de suas milhares de seitas) ou não, é um filme interessantíssimo pra se ter uma melhor noção do verdadeiro sacrifício do homem Cristo. E compreender que ISSO é que o fez grande.

205523

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s