A grama do vizinho é mais verde – versão moderna!

Eu iria começar esse texto com “quando eu era pequena”, mas além de ser uma frase típica de gente velha, eu pensei a respeito e concluí que não faz tanto tempo assim! Começarei novamente:

Até pouco tempo atrás, era comum se ouvir a frase: “A grama do vizinho é mais verde”. Aliás, é uma frase que não se aplica muito à cultura brasileira e faz muito mais sentido para os gringos. Quantas pessoas você conhece que cultivam grama? Poucas, não?

Nessa semana, o Estadão divulgou uma notícia que tem sido muito compartilhada nas principais redes sociais e pergunta o seguinte: “A inveja com o Facebook está fazendo você infeliz?”

Estudo liga uso da rede com inveja: uma a cada três pessoas se sentiram insatisfeitas com a vida após acessar conta.

Pesquisas são tendenciosas, todos sabemos. E outras tantas são inúteis. Mas pense rapidamente sobre essa questão: Você conectou o seu Facebook e viu fotos, atualizações ou informações sobre algo que você não digeriu muito bem (uma viagem não realizada, uma pessoa que altera o seu comportamento de alguma maneira, uma oportunidade que você perdeu – isso somente falando de assuntos “cotidianos”). Como lidar?

Os pesquisadores apontam o Facebook como um “ambiente estressante”, que “provoca emoções amargas” ao ver o que é compartilhado mural afora.

Além disso, eu apontaria também outra questão patológica: A necessidade que muitas pessoas têm de sempre colocar seus sucessos no mural online. É engraçado como muita gente não posta quase nada da sua vida, mas vive conectada ao que muita gente faz. Ou pessoas que só compartilham frases de auto-ajuda e quando se conhece mais  intimamente, percebe que o “comercial de margarina” não é tão verídico assim.

Cada um posta o que bem entende, e é isso. Hoje é super comum as pessoas se limitarem a usar seu perfil como “divulgação do trabalho”, ou de notícias. Mas a princípio, somos todos feitos da mesma matéria humana, não? Por que então sempre apedrejar o gramado do outro? Ou por que achar o mural do outro mais azul?

casas-com-gramado-na-frente-6

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s