Habemus DeuS!

Não…. esse não é um post sobre religião.

Assim, eu sou uma pessoa que A-D-O-R-A uma cerveja. Mas não qualquer cerveja. Skol, Brahma, Kaiser e derivados, pra mim, são lixo. Detesto. Gosto das cervejas artesanais, sem conservantes, emulsificantes (sim… eu sei que não vai emulsificante na cerveja) e outros antes que fodem a cerveja. Eu gosto das cervejas artesanais!

Mas Tia Cin, o que é cerveja artesanal?

Segundo o Brejas:

Cervejas artesanais são aquelas produzidas quase que de “forma caseira”. Várias micro-cervejarias, mesmo utilizando equipamentos modernos e engarrafando suas produções, ainda assim são consideradas como cervejarias artesanais pelo cuidado que têm com sua produção, indo desde os ingredientes básicos da cerveja, passando pela receita de preparo e chegando até aos conservantes finais, que devem ser naturais e não químicos.

Outras micro-cervejarias, ou cervejarias caseiras, são realmente o que podemos chamar de artesanais ao pé da letra. Utilizam equipamentos pequenos, que cabem em qualquer cozinha, normalmente não possuem engarrafadoras e guardam suas produções com garrafas de cerveja comum e rolhas.

Ao ouvir falar em Cerveja Artesanal, pense em cervejas mais bem cuidadas, com produções mais restritas (mas não necessariamente pequenas), o que leva a produtos com resultados finais muito interessantes e diversificados.”

E, dentre todas que eu já tomei (e olha que eu bebi “pa caraio” nessa vida   são algumas), tenho as minhas queridinhas do coração:

* DeuS

* Delirium Tremens

* Medieval

* Bernard Dark

* Eisenbahn Strong Golden Ale

E hoje eu vou falar sobre a primeira da lista, porque Deus está acima de tudo e de todos!  Tomar essa cerveja é realmente uma experiência única, quase que se encontrar com o Criador. Ela é uma cerveja Belga, cuja produção se divide entre a Bélgica e a França.  Ela é inicialmente feita na Bélgica, onde o malte (puro) a água são misturados. Aí ela segue pra Reims, na França, onde fica repousando em cavas (por um período de DOIS anos) para fermentar. Depois é engarrafada, e passa por uma técnica de remoção de resíduos chamada “remuage”, que consiste em ficar girando a garrafa diariamente, para que os sedimentos subam, e sejam retirados da garrafa. Feito isso, ela é rolhada (fechada com rolha), e enviada de volta à Bélgica. A DeuS tem uma produção limitada a 15.000 garrafas por ano e, em decorrência desse processo de fabricação e quantidade produzida, seu valor é um pouco alto, e roda em torno de R$200,00 a garrafa (750 ml).

DeuS, a soberana das soberanas!

DeuS, a soberana das soberanas!

É uma cerveja champagnoise que segue a escola belga, ou seja, feita os moldes de champagne (e por isso é cervida em taças de champagne, ao invés de tulipa, caldereta ou outros copos) e que aceita diversos ingredientes durante seu preparo (a escola alemã só aceita água, malte e lúpulo – Lei de Pureza), de tonalidade palha, bem leve e refrescante. Eu não sei quais são os ingredientes que ela contém mas, pra mim, ela tem alecrim e manjericão (cada um que toma diz uma coisa). Logo  que você coloca na boca, você sente que é uma cerveja, mas a sensação depois é de ter tomado champagne. É preciso tomar cuidado quando se toma essa cerveja, pois seu sabor e leveza enganam a graduação alcólica. Ela tem 11,5% de álcool na composição.

Essa é uma cerveja pra tomar na companhia dos amigos, durante a celebração de algo especial. Vale a pena trocar o tradicional champagne por ela. E por ser levinha, ela vai bem com pratos igualmente leves, tipo peixe.

Então não se esqueçam, na próxima celebração, tomem DeuS e tenham uma experiência maravilhosa!

Até a próxima cervejinha!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s