Vale Tudo e Rubí: México e Brasil unidos no alpinismo social

“Hay que tener un hombre para tus gastos y otro para tus gustos, Rubí!”; palavras proferidas por uma socialite em papo-cabeça com a protagonista de uma telenovela de sucesso no México em 2004: Rubí.

A personagem-título da história é uma mulher lindíssima que se vale de seus dotes de beleza física para seduzir o noivo de sua melhor amiga roubando-o para si no dia do casamento do bonitão com a moçoila chorona e – aparentemente – fraca. A atriz uruguaia Barbara Mori deu o tom impecável à personagem que ganhou simpatia do público. Afinal de contas, ela faz o que faz porque os demais personagens muito mornos permitem que ela aja sem restrições.

Não é de hoje que a sedução fala alto quanto se tenciona mudar de classe social. No caso d e Rubí ela usa o artifício da beleza física. Já em algumas telenovelas brasileiras o mesmo ocorre através de outro viés: a esperteza e a lábia.

Maria de Fátima, de Vale Tudo (1988); também roubou o namorado rico de sua amiga Solange Duprat.  Diferentemente de Rubí, Maria de Fátima armou várias ciladas e situações que levaram Afonso Roitman (o mocinho ingênuo) a pensar que sua namorada fosse mau-caráter.

A justificativa de Maria de Fátima para suas ações não é muito diferente da justificativa de Rubí. Maria de Fátima afirma: “Pra vocês é muito fácil me atirar pedra! Vocês sempre tiveram tudo! Que outra opção vocês acham que uma mulher ambiciosa que nasceu pobre nessa porcaria de país pode ter?”  Já Rubí, praticamente complementa: “¿Pór que no lo puedo tener todo? ¿Pór que otras que no son tan bonitas tienen todo lo que se les dá en la gana, como la coja de Maribel?”

Seja através de lábia e esperteza ou de beleza sedutora, ambas as personagens são verdadeiras pedras preciosas nos sapatos de seus ingênuos bobalhões.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s