Quem bate mais, chora menos

A violência pela violência é terrível. Quando institucionalizada, tanto pior. Hoje, deparei-me com uma piada em minha página de facebook. Claro que piadas são piadas, servem para entreter e causar riso, não para serem levadas a sério. No entanto, desta vez, ao reler a piada; pensei e refleti muito no conteúdo da mensagem que havia por trás do chiste. Ao interpretá-la com outros olhos, ou seja, sem levar em conta o lado cômico da piada, acredito que podemos pensar a respeito do jogo de domínio, poder e violência.

            A postagem consiste de 3 partes: a foto de um membro da ROTAN de costas; logo abaixo da foto, as inscrições provavelmente escritas por quem postou a piada: Perfeito, independente da profissão e cargo, respeito é sempre bom; e, por fim, a piada.

            A piada envolvem duas figuras que representam poder: um advogado e um membro da polícia especial paranaense, a ROTAM. Um advogado tende a ter o poder da influência e do dinheiro no que diz respeito a leis. Um membro da polícia detem o poder através de títulos e patentes que lhe conferem o direito de usar armas para defender a ordem em uma sociedade.

            Na piada o advogado infringe a lei de trânsito e quer alega ao policial que pode fazer aquilo se valendo de seu título de advogado. O policial ordenou que o advogado parasse seu carro diante de uma placa de trânsito com as inscrições PARE. Até aqui, o policial exerceu as funções de seu trabalho. O advogado se recusa a mostrar seus documentos do veículo ao policial. Não bastando essa atitude réproba , insinua que o policial não seria capaz de entender a diferença entre diminuir e parar do ponto de vista jurídico.

            O desrespeito do advogado em relação à autoridade policial, teria sido, na piada, o motivo para o qual os policiais espanquem covardemente o advogado assim que este desce do veículo. Até o momento em que o advogado implora para que eles parassem de bater, por amor a Deus. Por fim, o policial diz: quer a gente pare ou só diminua? Assim, o mais forte venceu e o advogado mostra os documentos.

            Há quem aprove esse tipo de atitude tomada pelos policiais. A coisa do “quem pode mais, chora menos”. Esse tipo de atitude está aqui exacerbado, evidentemente, para que haja o trocadinho entre a ordem da placa PARE e o imperativo afirmativo em tom de súplica proferido pelo advogado: PAREM, pelo amor de Deus.

            Deus nada tem a ver com isso (se é que ele existe e zela por nós – mas, isso é pra outro texto). O que há aqui é um exemplo de atitudes humanas mesquinhas, perversas, sedentas de poder e de demonstrar esse poder. O poder de compra e o poder de força física.

ROTAN X ADVOGADO
Um advogado dirigia distraído quando num sinal de PARE ele passa sem parar, e na frente tem uma viatura da ROTAN.
Ao ser mandado parar, toma uma atitude de espertalhão.

Policial: – Boa tarde. Documento do carro e habilitação.
Advogado: – Mas por que, policial?
Policial: – Não parou no sinal de PARE ali atrás.
Advogado: – Eu diminuí, e como não vinha ninguém…
Policial: – Exato. Documentos do carro e habilitação.
Advogado: – Você sabe qual é a diferença jurídica entre diminuir e parar?
Policial: – A diferença é que a lei diz que num sinal de PARE, deve parar completamente. Documento e habilitação.
Advogado: – Ouça policial, eu sou Advogado e sei de suas limitações na interpretação
de texto de lei, proponho-lhe o seguinte: Se você conseguir me explicar a diferença legal
entre diminuir e parar eu lhe dou os documentos e você pode me multar. Senão, vou embora > sem multa.
Policial: – Positivo, aceito. Pode fazer o favor de sair do veículo Sr. Advogado?
O Advogado desce e é então que os integrantes da ROTAN baixam o cacete, é porrada pra tudo quanto é lado, tapa, botinada, cassetete, cotovelada, etc.
O Advogado grita por socorro, e implora para pararem pelo amor de DEUS.
E o Policial pergunta: – Quer que a gente PARE ou só DIMINUA?
Advogado: – PARE….. PARE…PARE…
Policial: – Positivo….. Documento e habilitação.

             

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s