Mas que barbaridade, Doña Bárbara!

            Nada como uma história de personagens que se fizeram fortes para obter aquilo que chamavam de justiça, em nome de uma vingança pessoal. A história de Doña Barbara, telenovela colombiana que saiu da Colômbia para o Mundo através do canal R. T. I. Televisón nos traz essa história violenta e apaixonante.

Image

            Em uma terra sem lei, a jovem Barbara, conhecida como Barbarita teve seu namorado assassinado e foi violentamente estuprada em um barco usado para transporte de drogas no rio Orinoco.  

            Diante deste quadro, não é pra menos, Doña Barbara endurece seu coração e se tiorna uma pessoa amarga e violenta. Especialmente com relação aos homens. Se dividirmos sua personalidade, utilizaríamos duas palavras: MUJER e HEMBRA. Sua porção mulher está adormecida deixando prevalecer a porção fêmea animalesca – responsável por marcar o território de Doña Barbara através de respeito obtido pela força.

            Assim, sua vingança contra seus algozes começa de modo que ela pega um a um em emboscadas, com ajuda de homens de confiança, que resolviam as coisas no braço, na bala e não na palavra, tampouco no que a sociedade moderna chama de bom senso e boa civilização. Em suma, naquele lugar perdido no meio do nada, não existe fino trato. Escreveu não leu, o pau comeu. E a vingança da personagem se sobrepõe ao amor supostamente verdadeiro e; assim, a ideia de que o amor constrói, de que o mal desaparece em consequência do sentimento supostamente sublime que seria o amor…

 

… cai por terra e se perde nas águas do Orinoco. Muitas questões sociais e filosóficas podem ser tratadas e vir á mente quando nos deparamos com uma história assim: o rústico do campo em contraste com o aspecto moderno e urbano, a superação (ou não) de traumas advindos do passado, os papéis de um homem e de uma mulher numa sociedade conservadora que – no caso de Doña Barbara – foge às regras de conduta.

Confira o trailer da novela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s