Kirkman e Saramago?

Para quem não sabe sou bastante viciada, como alguns colegas de blog, em algumas séries americanas. Bem, viciada é um termo forte, mas acho que dá para ser empregado. O outro enorme vício – este mais forte mesmo – é a leitura. De qualquer coisa. Não que goste de tudo, mas leio para realmente poder pensar a respeito. E pensar só traz mais e mais conclusões malucas. Por exemplo a de ontem à noite… Ainda não terminei nem metade dos livros ilustrados do apocalipse zumbi de Kirkman – ‘The walking dead’ – mas eu continuo achando que o universo conspirou para que a ideia dele complementasse a de Saramago em ‘Ensaio sobre a cegueira’. Ou, por que não?, teria Kirkman lido Saramago e inspirado-se para transformar o caos epidêmico em algo capaz de cativar um público ainda mais vasto?
O que a série de livros animados – e a série de TV que nela se baseia – e o romance – e seu filme – tem em comum? Dentre as muitas hipóteses fictícias – ou não, tudo depende do que se acredita ser possível – o retrato cruel dos extremos que podem ser atingidos pelo homem. Em ambos os casos o inimigo principal parece ser comum aos seres humanos, mas, aos poucos, revela-se dentro de muitos personagens. É a velha história: nosso maior inimigo pode estar mais próximo do que pensamos, ou bem ali no espelho. Os grandes vilões de Kirkman podem ser mais metafóricos do que muita gente assistindo a série de TV gostaria de acreditar.
E vale ressaltar que quase desisti da série durante a insossa segunda temporada. Tudo recuperado com a terceira, cujo finale superou minhas expectativas – edição dinâmica e dramática. Aproveitem também para se deliciarem com os livros e refletir sem parar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s